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sábado, 4 de maio de 2013

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR MEIO DA INTERNET: SERÃO AS REDES SOCIAIS CAPAZES DE REDUZIR A ASSIMETRIA INFOR MACIONAL ENTRE EMPRESAS E INVESTIDORES?

Segue o resumo do artigo aprovado no 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Controladoria, de autoria minha e de Raíssa Aglé Moura de Sousa e orientado pelo Professor Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão e pelo Professor Edilson Paulo.



Com o advento das redes sociais, a propagação da informação instantânea possibilitou aos investidores a agilidade na busca de informações e a liberdade para navegar e descobrir notícias financeiras sobre entidades que lhe interessam investir recursos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho, foi de verificar se a utilização das redes sociais (Wikipédia, Youtube e Facebook) pelas empresas diminuiu a assimetria de informação existente entre os que as divulgam e os que as utilizam para finalidade de investimento. Para atingir-se o objetivo proposto, utilizaram-se os testes não paramétricosde Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e a correlação de Spearman, através de uma pesquisa exploratória e descritiva. A amostra compreendeu 126 empresas de capital aberto, de 2006 a 2011, que disponibilizaram informações na base de dados da Economática®, da Thomson ONE Analytics® e nas redes sociais citadas. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização das redes sociais não tem influência nos erros de previsão dos analistas, considerando os grupos das que utilizam e das que não utilizam essas ferramentas, porém quando segregados em grupos de utilização foi percebido que os erros de previsão das que usam muito foi mais baixo do que os erros das demais, porém não contendo significância estatística nessas diferenças ao nível de 5%. Ressalta-se que esses resultados podem ter sofrido influência da baixa utilização das redes sociais no Brasil, quando comparadas com as empresas dos Estados Unidos da América, pelos períodos de crises e de mudanças nas normas contábeis.


PALAVRAS-CHAVE: 

Assimetria Informacional; Internet; Redes Sociais; Previsão dos Analistas

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